almofadas-e-travesseiros

Lavar almofadas e travesseiros não é uma atividade que praticamos rotineiramente não é verdade? E é justamente por esse motivo que acabamos ficando na dúvida sobre quais produtos podemos ou não utilizar para lavar os mais variados tecidos, se eles podem ou não ser lavados na máquina ou pior ainda se podemos ou não passa-los com ferro! Por esse motivo criamos um guia bem simples, prático e fácil de ser seguido, que vai te livrar da dúvida e te auxiliar na hora de higienizar seus acessórios, dá só uma olhadinha:

Almofadas e porta travesseiros de tecidos como o Algodão, Veludo, Poliéster e Sued podem ser lavados na máquina com uma mistura de água e sabão neutro. Dê preferência para uma temperatura morna de água e não se esqueça de selecionar o ciclo chamado Delicadas (dessa forma o tecido ficará mais conservado e seus acessórios ficarão lindos e com carinha de novo por muito mais tempo!).

Para as almofadas e travesseiros em Algodão e Poliéster o uso do ferro de passar roupa está liberado, porém recomendamos dar uma olhada na indicação de temperatura do seu aparelho para não danificar o acessório. Já aqueles que possuem tecidos como o Veludo e o Sued não podem ser passados com o ferro, pois esses tecidos são danificados com o calor do aparelho. Dica: Se a sua peça desse tecido está com amassados ou marcas coloque-a na secadora por alguns minutinhos e estenda em um local liso, isso já ajuda a deixar a peça lisinha!

Almofadas e travesseiros de Couro Sintético

Para almofadas e travesseiros produzidos em Couro sintético, utilize apenas um pano levemente umedecido com água. Caso a sujeira permaneça resistente misture um pouco de sabão neutro na água e esfregue gentilmente com o auxílio de um pano limpo até que a mesma suma.

Não lave na máquina nem mergulhe a peça em água! Isso pode danificar a peça e fazer com que ela perca a cor ou a textura que possui. O mesmo vale para secadoras, máquina de lavar roupas e ferro.

Almofadas e travesseiros de Linho, Seda, Tricot e fibras naturais.

Almofadas e porta travesseiros de Linho, Seda, Tricot e fibras naturais no geral podem ser lavados com uma misturinha de água e sabão neutro com temperaturas baixas (água quente pode fazer com que esses tecidos encolham!). Por serem tecidos mais naturais e delicados não podem ser lavados na máquina, nem secados na secadora.

Esfregue as peças gentilmente entre as mãos e enxágue com água em abundância, depois deixe secar em um local com sombra. Peças de tricot exigem cuidado redobrado.

Para passar peças de materiais como esses, deixe seu ferro em uma temperatura bem baixa e coloque um pano entre o aparelho e a peça sendo passada. Dessa forma você evita de queimar as fibras naturais do tecido, o que se ocorrer deixará a peça com um aspecto amarelado que é irreversível.

Como lavar enchimento das almofadas e travesseiros

Na hora de lavar seus porta travesseiros e almofadas lembre-se sempre de retirar os enchimentos usados internamente antes de iniciar o processo de lavagem. Essas peças, porém, também precisam ser higienizadas de tempos em tempos, então mergulhe-as em um balde com uma combinação de água e sabão em pó comum e deixe de molho por alguns minutos.

Enxágue com água em abundância até que todo o resíduo de sabão tenha sido eliminado, aperte a almofada ou travesseiro entre os dedos para retirar o excesso de água e deixe secar na sombra em local arejado por pelo menos 24 horas.

Dicas:

  • Caso sua peça possua algum bordado dê sempre preferência por lavar ela à mão. Isso evita que o bordado se desfaça ou perca a sofisticação!
  • Deixar suas peças secando na sombra ajudam a mantê-las com aquela aparência de nova por muito mais tempo!
  • Antes de colocar suas capas de almofada e travesseiro na máquina vire-as do avesso. Esse cuidado extra ajuda a adicionar mais uma camada de proteção para seus acessórios
  • Não use amaciante em tecidos naturais. Amaciantes possuem muitos componentes químicos fortes que prejudicam fibras naturais e de boa qualidade, o que com o tempo vai corroendo a estrutura do tecido e enfraquecendo os fios.
  • Não use cloro nas suas peças em hipótese nenhuma pois o risco de ocasionar manchas permanentes é muito grande e irreversível.
  • Se você for lavar suas capas na máquina aproveite para coloca-las dentro de um saquinho próprio para roupas delicadas. Eles são vendidos no mercado e são ótimos aliados na hora de lavar peças mais delicadas.

Caso seus acessórios possuam manchas mais sérias ao invés da sujeira do dia-a-dia, mande aqui na Lavanderia Fontes que resolvemos pra você.