O suor é bom para seu corpo e ajuda a mantê-lo fresco, mas o mesmo já não se passa quando ele se impregna na roupa. Além disso, se o suor se mantiver na roupa durante um tempo, pode criar desgaste na cor ou deixar manchas amareladas, caso a peça seja clara.

Menos comum, mas também um problema pode ser a remoção de manchas de suor de estofados e tapetes. Estes tipos de manchas podem ocorrer quando nos sentamos, suados, no sofá, no banco do carro ou mesmo no tapete.

Nas linhas abaixo encontram-se dicas e técnicas para remover manchas de suor e transpiração de roupas, estofos e tapetes, com instruções dadas passo a passo.

Remover manchas de suor de roupas e tecidos laváveis:

        • Verifique se a mancha de suor é antigo ou recente. Se for antiga, pode ter começado a mudar a cor do tecido devido à acidez do suor.
          1. Para remover uma mancha de suor antigo, aplique vinagre branco sobre ela e deixe atuar aproximadamente 30 minutos.
          2. Caso se trate de uma mancha recente, aplique amoníaco e deixe descansar cerca de 30 minutos, não se esquecendo de testar previamente a amônia numa área escondida para ter certeza de que não irá danificar o tecido.

NB: Não aplique amônia e vinagre sobre a mancha, ao mesmo tempo. O vinagre é um ácido suave, enquanto o amoníaco é uma solução alcalina; em conjunto, irão neutralizar mutuamente a sua eficácia.

  • Lave o tecido para retirar o vinagre ou amônia.
  • Aplique detergente líquido ou um aditivo de pré-lavagem, ambos com enzimas, esfregue a área manchada de suor e deixe descansar durante 15 minutos.
  • Lave a peça em água quente, à temperatura mais elevada que o tecido permitir para retirar a mancha causada pelo suor.
  • Certifique-se de que a mancha desapareceu após a lavagem e, se necessário, repita.
  • Dica: Nunca ponha a roupa na máquina de secar antes de a mancha de suor estar completamente limpa, caso contrário poderá defini-la ainda mais no tecido.
  • Para tratar manchas de suor persistentes, volte a lavar a roupa em água quente com lixívia ou lixívia para roupa delicada, caso o tecido seja de cor.

A utilização de aspirina na área afetada é um método alternativo para remover manchas de suor. Dissolva a aspirina em 100ml de água e deixe a mancha de molho nessa mistura durante 2 a 3 horas.

Remover manchas de suor de estofados:

Limpe as manchas causadas pelo suor com um pano branco limpo, embebido numa solução de limpeza previamente preparada com 2 copos de água fria, 1 colher de detergente da louça e 1 colher (chá) de vinagre ou amoníaco.

NB: Não use a amônia e vinagre, escolha somente um, porque, se os combinar, eles irão neutralizar mutuamente as suas características de combate às manchas de suor.

  • Se escolher a aplicação de amoníaco, deverá fazer um teste, num local discreto do estofo, a fim de verificar a solidez da cor.
  • Esfregue a mancha até que o líquido seja absorvido.
  • Repita a operação até que a macha esteja completamente eliminada.
  • Assim que a mancha for removida, remova os vestígios da solução de limpeza com um pano branco e água fria, deixando secar de seguida.
  • Se a mancha persistir no estofo, esfregue-a com álcool isopropílico.

Remover manchas de suor de tapetes:

As instruções para a remoção de manchas de suor do tapete são as mesmas que para os estofados.

 

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas de suor e transpiração?

Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário em nossa Fan Page.