Preço, capacidade, qualidade do produto e o espaço que ele ocupará dentro da lavanderia são pontos a serem analisados
É indiscutível: a máquina de lavar roupas se tornou um eletrodoméstico indispensável na vida da maioria das famílias que prezam pela praticidade e/ou não têm muito tempo para lavar peça por peça de roupa à mão.
Pensando nisso, atualmente existem inúmeras opções de lavadoras no mercado – desde as mais simples até as mais completas (como, por exemplo, as que além de lavar também secam as peças). O objetivo é atender às diferentes necessidades de cada família.
No entanto, escolher a máquina de lavar roupas ideal para uma casa, diferentemente do que muita gente pensa, não é tarefa fácil!
Isso porque, o consumidor deve pensar muito além da questão do valor: deve pesquisar cada detalhe do produto levando em consideração as particularidades da família, o espaço disponível na lavanderia, entre outros pontos.
Os diferentes tipos de máquinas de lavar roupas
Abaixo você confere boas orientações de como escolher a máquina de lavar roupas ideal para a sua casa. Mas, antes disso, é fundamental conhecer os diferentes tipos de produtos disponíveis hoje no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens:
Vantagem e indicação: são práticas e fáceis de usar. Por tudo isso, são bem indicadas para pessoas que têm o dia a dia corrido.
Desvantagem: as lavadoras automáticas são mais caras se comparadas às máquinas semiautomáticas.
2. Semiautomática
As máquinas semiautomáticas possuem a seleção de nível manual, que deve ser ajustada de acordo com o volume de roupa.
Vantagem e indicação: as lavadoras semiautomáticas são, em média, mais baratas. Assim, são ótima opção para pessoas que têm certo tempo para acompanhar a lavagem. Além disso, são mais econômicas no consumo de água e energia.
Desvantagem: as lavadoras semiautomáticas exigem mais atenção, já que não fazem todo o trabalho sozinhas (como no caso das lavadoras automáticas).
3. Tanquinho
Os tanquinhos são semelhantes às máquinas semiautomáticas, mas muitas vezes vêm com um esfregador semelhante ao dos tanques tradicionais da área de serviço.
Vantagem e indicação: os tanquinhos são produtos de menor valor. Dessa forma são indicados para pessoas/famílias que não desejam gastar muito no momento da compra e que têm certo tempo para acompanhar a lavagem das roupas.
Desvantagem: os tanquinhos são produtos de menos valor porque, em geral, precisam da intervenção do consumidor para abrir e/ou fechar a torneira durante a entrada de água e para escoar no final da lavagem, além de normalmente não possuírem sistema de centrifugação.
4. Lava e seca
As máquinas Lava e Seca podem ser utilizadas tanto para lavar as roupas como para secá-las. Costumam oferecer diversas funções para atender necessidades diferentes em relação à quantidade e tipo de peça.
Vantagem e indicação: a máquina Lava e Seca é ideal para lavanderias menores, por ser um produto “dois em um” e ocupar pouco espaço. Sendo assim boa opção para pessoas que moram em apartamentos pequenos, por exemplo. As máquinas Lava e Seca são ainda práticas, pois não há a necessidade de tirar a roupa do cesto da máquina de lavar e transferi-la para o cesto da secadora. Além disso, elas possuem geralmente tecnologia avançada que permite economizar energia e evitar desperdício de água.
Desvantagem: as lavadoras Lava e Seca estão entre as mais caras do mercado. Além disso, por serem máquinas com tecnologia de ponta, apresentam controles digitais que demandam pelo menos um pouco de intimidade com tecnologia.
5. Secadora
As secadoras desempenham a função de acelerar o processo de secagem das peças, por meio do ar quente ou frio.
O ar frio é pouco conhecido, mas além de ser utilizado para realizar a secagem de itens sensíveis ao calor, pode ser utilizada no final da secagem por ar quente, durante 10 minutos, deixando os tecidos macios e agradáveis ao toque.
Vantagem e indicação: dependendo do tecido, algumas roupas não precisam ser passadas a ferro após a secagem. As secadoras a gás, mais particularmente, são grandes e indicadas para famílias numerosas.
Desvantagem: para instalação da secadora, é preciso de uma área de serviços com espaço, já que o consumidor que a tem precisa contar ainda com outro produto – a lavadora, no caso.
6. Centrífuga
A centrífuga é um produto com alto giro do seu cesto, podendo ter uma centrifugação até três vezes maior que o de uma lavadora.
Vantagem e indicação: as roupas saem com pouquíssima umidade e o tempo de secagem diminui muito. A centrífuga é um produto muito útil principalmente paraquem mora em apartamento e tem pouco espaço na lavanderia para secar as roupas.
Desvantagem: dentro da centrífuga cabem poucas peças de roupas por vez, por isso não é um produto tão indicado para famílias grandes e/ou que utilizam/sujam muitas roupas.
Vantagem e indicação: são ótimas para a lavagem de roupas íntimas e/ou delicadas e ocupam pouco espaço, sendo assim, boa opção para quem mora em apartamento pequeno. Permitem ainda a economia de água e de energia.
Desvantagem: as minilavadoras são um tipo de lavadora de roupas com capacidade reduzida, geralmente entre 1kg e 3kg, dessa forma, não são indicadas para famílias numerosas e nem para quem costuma ter muitas roupas para lavar.
Abertura frontal x abertura superior
As máquinas nas quais a roupa é colocada por cima, também conhecidas como “top load” ou, simplesmente, por conterem abertura superior, funcionam por sistema de agitamento ou turbilhonamento (no caso dos modelos sem agitador) .
Vantagens das máquinas com abertura superior: oferecem a possibilidade de parar a lavagem a qualquer hora para que sejam colocadas mais peças de roupas.
Já as máquinas de abertura frontal funcionam por sistema de tombamento – a lavagem se dá por meio do atrito entre as roupas ao serem tombadas pela movimentação do cesto.
Vantagens das máquinas com abertura frontal: possuem maior durabilidade e agridem menos a roupa. No entanto, necessitam de mais espaço na lavanderia já que sua abertura é frontal. Além disso, o sistema não pode ser interrompido no meio da lavagem.
O que analisar na hora da escolha da máquina de lavar roupas?
Alguns pontos que devem ser analisados na hora da compra de uma máquina de lavar roupas:
- O consumidor deve considerar a quantidade de moradores da casa para ter uma ideia da quantidade de roupa que precisa lavar;
- Também deve considerar o tipo de roupa que mais vai ser lavado (toalhas e edredons, por exemplo, exigem maior capacidade);
- A frequência que será usada a máquina (uma ou duas vezes por semana, por exemplo);
- As funcionalidades que o produto oferece e que podem ajudá-lo a realizar esta tarefa.
Para famílias com até 3 pessoas, por exemplo, uma lavadora de até 9 kg é suficiente. Se a família for grande, costuma lavar peças grandes ou muita roupa, deve considerar as de mais de 10kg.
Além disso, outros fatores devem considerados no momento da escolha, ainda de acordo com o gerente de Engenharia de Serviços da Whirlpool. “Quem possui criança ourealiza atividades que sujam muito a roupa, por exemplo, pode escolher modelos com aquecimento de água, facilitando a retirada de alguns tipos de sujeira”, destaca.
Além da questão da capacidade e funcionalidade da máquina de lavar roupas, outros pontos podem ser considerados para ajudar na escolha. Observe:
Valor: para e pense em quanto pode/está disposta a gastar com a máquina de lavar roupas. Mas, claro, lembre-se que nem sempre a opção mais barata é a melhor para você. Escolha, primeiramente, um tipo de máquina que vá atender às necessidades da sua casa e depois faça uma boa pesquisa para ver a questão do preço.
Consumo de água e energia: não adianta economizar muito no valor da compra da máquina de lavar roupas e se esquecer de que ela irá consumir água e energia. Dessa forma, é muito importante pesquisar também sobre modelos que são mais econômicos neste sentido.
Selo Procel: verifique se o produto escolhido tem o selo Procel, a letra “A” é a que garante maior economia. O selo tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na conta de energia elétrica.
Reaproveitamento de água: algumas lavadoras já possuem a função de “Lavagem Econômica” que possibilita o reaproveitamento da água usada na lavadora para uso em outras tarefas domésticas. Este é outro ponto interessante a ser analisado na hora de escolher o produto.
Esterilização: atualmente existem lavadoras com tecnologia de esterilização, esta pode ser uma boa opção para quem possui crianças em casa (e lava com frequência roupas de bebê), por exemplo.
Programas de lavagem: há máquinas que oferecem diferentes programas que garantem a lavagem mais adequada para cada tipo de roupa como, por exemplo, jeans, cama e banho, cobertor, roupa íntima etc. Analise se esse fator é importante para você.