Se você viu a foto acima e fez cara de medo, você é das minhas.
Ao mesmo tempo que você faz cara de medo, você lembra que trabalha o dia todo e não tem tempo para fazer tudo que gostaria para fazer da sua casa um ambiente organizado, limpo e bonito. E olha! A gente não precisa ser rica ou gastar tanto pra ter uma casa assim e vou explicar o porquê.
Nos tempos que eu trabalhava em fábrica, tive contato com uma filosofia japonesa chamada 5s. Essa filosofia tem uma história antiga, mas foi nela que o Japão buscou forças pra se levantar da bagunça que a Segunda Guerra Mundial deixou no país. Bom, japoneses são bons nisso e não demorou muito para o Japão se tornar uma potência econômica.
O 5s é baseado em 5 sensos: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Cada palavra dessa tem um significado e uma forma de usar dentro da filosofia.
Seiri é o senso da utilização, Seiton o senso da ordem, Seisou da Limpeza, Seiketsu da saúde e Shitsuke é o senso da autodisciplina.
Essa filosofia entrou no Brasil através da indústria, principalmente com consultores de projetos organizacionais. Eu aprendi a filosofia com um deles e desde então tento aplicar em tudo que vejo necessidade de organização. Como boa virginiana, louca perfeccionista, tenho um TOC bizarro para bagunça e sou amante de metodologia, o 5s caiu como um presente na minha vida.
Vou começar um projeto na minha casa que se chamara simplesmente assim: Projeto 5s e quero convidar você a participar desse projeto comigo.
COMO VAI FUNCIONAR:
Fazer todo o projeto num fim de semana NÃO DÁ, esquece! Com calma e planejamento, vamos deixar nossas casas arrumadas e fazer delas um lugar incrível.
Toda semana (às quintas Em casa ) vamos falar de um “Senso” e vamos ter uma semana para aplicar cada um ok? Não se preocupe, eu não tenho empregada e vou fazer no fim de semana, até porque essa filosofia é muito mais de colocar a mão na massa e cuidar você mesma da sua casa do que deixar pra outra pessoa fazer. É um momento de redescobrir sua casa e cuidar dela como ela merece. Então vamos começar?
Primeiro senso: SEIRI, o senso da utilização
Aqui, você vai abrir portas, caixas e gavetas e descobrir o que você anda entulhando dentro de casa, em todos os cômodos. Você vai tirar TUDO que não usa, mesmo que pense em usar isso de alguma forma em algum lugar da casa, é preciso tirar do fundo do armário, senão você esquece e ele vai ficar lá guardado pra sempre. É um momento de descarte.
Cada caixa terá um destino:
CAIXA DO LIXO: Bem obviamente você vai jogar tudo que for lixo e não precisa mais. Você pode mandar para reciclagem do seu prédio ou deixar para um catador de rua que fará bom proveito dele.
CAIXA DE DOAÇÕES: Sabe aquelas roupas encostadas que não servem, ou que você não gosta mais? Manda tudo pra essa caixa. Quando estiver na cozinha, olhe para aquele monte de potes que você tem e não usa, ou aquela batedeira antiga que você encostou quando comprou uma nova e doe pra alguém.
CAIXA DA SEGUNDA CHANCE: Essa é aquela caixa de coisas que você decidiu que podem ser reaproveitadas, talvez pela sua mãe, pela sua irmã ou para você mesma dar uma segunda chance de uso. Entra aqui aqueles vasos vazios guardados na despensa, garrafas de vinho que você não quer jogar fora, ou tudo que realmente vá usar na segunda chance. Nada de colocar coisas aqui que não serão devidamente aproveitadas, lembre-se: deixar sua casa incrível depende de você e do seu julgamento para essas três caixas.
Minha sugestão: Faça essa tarefa com todos que moram na casa (se você morar sozinha, ok, faça sozinha). Isso é importante para que todos da casa se movimentem para deixá-la organizada. Se você tem filhos pequenos eles podem ajudar com os próprios brinquedos por exemplo. Se mora sozinha, será um dia para descobrir o que tem valor pra você e merece ficar.
Depois de separar as caixas, a única que ficará na sua casa para a próxima semana é a CAIXA SEGUNDA CHANCE. Mas isso eu explico na semana que vem.
Agora é com você!!!
Gostou das dicas? Então adiciona a gente no Facebook e COMPARTILHA com seus amigos!
Fonte: h&h