Atualmente, as pessoas se preocupam tanto com a roupa que vão vestir para sair, trabalhar, passear, viajar etc. quanto com a roupa íntima. O mercado oferece muitas opções para todos os bolsos e ocasiões para ambos os sexos. Como essas peças são mais delicadas e algumas têm apliques, rendas e/ou bordados, merecem cuidados especiais para que durem mais tempo.
* Peças femininas e masculinas simples, que não possuem rendas, bordados etc., podem ser lavadas na máquina, mas somente com outras peças íntimas. E não esqueça de que as escuras devem ser lavadas separadamente!
* Alguns recursos caseiros podem ajudar na desodorização e na conservação das peças íntimas, por exemplo: o vinagre branco é usado para desinfetar; a água oxigenada 10 volumes é ideal para remover manchas de sangue; e o limão ajuda a tirar manchas de umidade das peças.
* Roupas íntimas com tecido mais delicado ou com aro no bojo do sutiã, por exemplo, devem ser lavadas à mão.
* Evite lavar peças íntimas com água quente, como muitas mulheres têm o hábito, embaixo do chuveiro, pois isso pode danificar o tecido. Se não forem tomados os cuidados necessários, essas peças podem desbotar, rasgar ou amarelar.
* Siga sempre as instruções das etiquetas!
* Após a lavagem, não torça, apenas aperte para tirar o excesso de água.
* Na hora de secar, pendure de forma vertical no varal sempre à sombra para não desbotar nem estragar a flexibilidade do elastano. Use o mínimo de prendedor possível para não marcar o tecido.
* Antes de vestir as peças íntimas, passe desodorante, perfume e espere secar totalmente para não manchar o tecido. Essas manchas são muito difíceis de tirar.
* Não use ferro de passar.
* Na hora de guardar, tenha cuidado com as peças mais delicadas, principalmente sutiãs de bojo, para não deformarem. Faça os conjuntos de calcinhas e sutiãs e guarde-os sempre juntos. Dobre as cuecas tipo envelope para visualizar bem