O impacto ambiental da lavagem de roupas costuma passar despercebido. O desperdício de água, sabão e amaciante é um dos fatores mais comuns, sobretudo se a família for grande. Com a correria do dia a dia, as roupas sujas costumam se acumular, mas não se desespere. A lavagem pode (e deve!) ser dividida entre toda a família. Use um calendário para indicar quem vai se encarregar da tarefa em cada dia da semana. Se você mora sozinha, lavar roupa dá menos trabalho, mas seus efeitos sobre o meio ambiente continua sendo um problema.

Seja qual for o seu caso, existem diversas maneiras de lavar suas roupas com menos desperdício e impacto sobre o meio ambiente. Conheça seis delas nesta galeria.

1. Volte a lavar à mão

Tantos anos de aperfeiçoamento técnico das lavadoras para voltar a lavar à mão?. Vale a pena! Além de economizar água e energia, é uma boa oportunidade para passar algum tempo com seus filhos e ensinar a eles como lavar cada peça, além dos cuidados que devem tomar com tecidos, roupas coloridas e brancas – coisa que nenhuma máquina de lavar ensina. Uma boa dica para economizar água é lavar as roupas menos sujas primeiro, e reutilizar a água para deixar as mais sujas de molho. Se você lavar poucas peças, pode reaproveitar a água para lavar o chão.

2. Aproveite a água do banho

Para quem mora sozinha, viaja muito e/ou não tem máquina, o hábito de lavar roupa no banho ajuda a economizar água e, em alguns casos, sabão em pó. Uma boa estratégia é colocar as peças em um balde perto do corpo para que se molhem embaixo do chuveiro, facilitando a lavagem posterior. Você também pode aproveitar a água do banho para lavar suas roupas íntimas, usando um sabonete ou sabão especial.

3. Seque as roupas ao ar livre

As secadoras elétricas são muito úteis para acelerar o processo e ter a roupa pronta em menos tempo, mas consomem muita energia. Pendurar as roupas no varal e deixar que o sol e o vento se encarreguem da tarefa é uma prática mais sustentável. Além disso, secar as roupas ao sol ajuda a branquear as roupas brancas, evitando o uso de alvejantes à base de cloro. Para facilitar, instale varais fixos em áreas cobertas para que as roupas sequem mesmo em dias de chuva ou durante o inverno.

4. Lave grandes quantidades e use só água fria

Uma boa estratégia para economizar água e energia é acumular as roupas sujas para lavar todas de uma vez. Se você precisa lavar apenas algumas peças, opte pela lavagem à mão. Na máquina, use água fria para reduzir o consumo de energia.

5. Acabe com o “usar e lavar”

Usar uma peça de roupa por apenas algumas horas e colocá-las para lavar não é um hábito nada sustentável, portanto, evite sempre que possível. Claro que isso não se aplica às calcinhas e sutiãs, ou a peças que ficam muito sujas devido ao trabalho ou à atividade física, mas calças saias podem ser usadas várias vezes antes de ir para o cesto de roupa suja.

6. Use uma lavadora frontal

Se a lavagem à mão ainda não a convenceu, você pode optar por uma lavadora com abertura frontal. Esse tipo de máquina usa menos água e alguns modelos consomem energia de forma eficiente. Se você acumular as roupas sujas para usar sua capacidade máxima, a economia de água e energia será expressiva.

Gostou das dicas? Então adiciona a gente no Facebook e COMPARTILHA com seus amigos!

Fonte: Discovery Mulher